O trabalho desenvolvido pela Escola Vale do Sol no que diz respeito à Educação Infantil sustenta-se por três aspectos basilares: as mais recentes descobertas da ciência sobre os processos de aprendizagem, os valores que dão sustentação à sociedade e a legislação vigente. Pesquisas comprovam que o desenvolvimento da maior parte das potencialidades da criança acontece até os seis anos de idade. Os estudiosos dessa faixa etária são unânimes em afirmar que é no período entre zero e seis anos de idade que as estruturas físicas e intelectuais de crescimento e aprendizagem surgem e começam a estabelecer a base que dará sustentação para o resto da vida do indivíduo.
Depreende-se daí a enorme relevância que a Educação Infantil vem ganhando, sobretudo nos últimos anos. Prova disso é a Emenda Constitucional nº 59 de 2009 que ampliou a obrigatoriedade da Educação Básica a todos os níveis e estabeleceu o ano de 2016 como limite para a implantação, em caráter obrigatório, da educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos.
Na Escola Vale do Sol a Educação Infantil vem sendo tratada com a seriedade que ela merece. Nosso propósito é atender plenamente ao estabelecido no Art. 29. da LDB Nº 9394/96 que estabelece como finalidade, para esta etapa da formação, “o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
Como a própria legislação determina este é um trabalho que envolve a escola, a família e a comunidade. Assim, nesse tripé em que todos se comprometem e participam ativamente, vamos construindo as bases para uma aprendizagem efetiva e capaz de formar cidadãos aptos para a vida em sociedade. Um grande desafio nesse processo é a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais, que felizmente, cada dia mais, deixam as paredes fechadas de suas casas e ganham o mundo através da escola.
O primeiro passo para que esse projeto alcance os objetivos propostos é conhecer os interesses e necessidades das crianças. Precisamos saber quem elas são, como vivem, quem são suas famílias, que valores defendem. Esse trabalho diagnóstico nos permite conhecer as potencialidades e limitações dessas crianças, e proporciona a construção de um projeto de formação com sentido e significado.