Nosso Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento pleno dos alunos, proporcionando uma formação capaz de promover o “aprimoramento do estudante como ser humano, para uma formação ética e estética e desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado”. (Resolução Normativa 002/2015 do CEE/MT, Artigo 34)
Realizar um trabalho capaz de atender a estas finalidades implica na compreensão das transformações pelas quais passa a sociedade e o mundo do conhecimento. Conforme exposto na BNCC esse cenário de transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe grandes desafios ao Ensino Médio. Nesse sentido, temos que assegurar aos alunos do Ensino Médio uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.
Com base nos princípios estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para esta etapa da Educação Básica, em nosso contexto atual a formação dos nossos alunos deve ter como objetivo principal “a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação”.
Por meio desta formação buscamos desenvolver em nossos alunos as “capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização” (PCN Ensino Médio, p. 5). Entendemos que, por este caminho, proporcionaremos aos alunos uma formação capaz de desenvolver valores e competências que integrem seu projeto de vida individual ao projeto da sociedade na qual estão inseridos.